Comitiva da cidade de Luziânia-GO visita Administração do Guará para conhecer iniciativas inovadoras do HackacityGuará junto à startups locais
Em visita presencial no Gabinete da Administradora Luciane Quintana, a comitiva de Luziânia-GO veio conhecer e tirar dúvidas sobre cidades inteligentes e os temas relacionados ao mutirão realizado na cidade. A apresentação realizada por nossa diretora, Cristiane Pereira, falou sobre as oportunidades e benefícios do projeto bem como o entendimento dos atores envolvidos para o sucesso da iniciativa, o potencial inovador na temática das cidades inteligentes e a importância da criação de uma rede de fomento e apoio à startups como um dos pilares de sustentação do programa, que inclui também, metodologias de estruturação da gestão integrada dos componentes deste programa: os projetos que se unem para entregar juntos benefícios que sozinhos, não entregariam se tocados de maneira isolada.
Comitiva de Luziânia-Go, Representante da Administração do Guará e HackacityGuará
Credito da fotografia Administração do Guará
Ações previstas dentro do HackacityGuará
A Administração do Guará tem o Projeto Incubadora Criativa em parceria com o HackacityGuará e vem desenvolvendo várias ações de fomento e apoio as startups que possuem sede na cidade do Guará.
Toda ação está alinhada ao Projeto HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente um programa desenvolvido com o olhar da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes para tornar o Guará mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. Buscando implantar uma infraestrutura tecnológica com plataforma aberta, capaz de integrar todas as tecnologias ali disponíveis.
Dentre as ações estão
- Realização de “meetups”, com encontros de troca de experiências e até mesmo aproximação com possíveis investidores.
- Disponibilização de informações sobre editais e iniciativas de aporte para estas startups.
- Suporte ao processo de inovação e transformação digital por meio de soluções customizadas, consultoria, missões e conteúdo.
- Apoio para o desenvolvimento do negócio.
- Capacitação para elaboração de projetos junto a órgãos fomentadores de startups.
- Disponibilização da sala da Juventude na Administração para uso dos Jovens que querem iniciar sua startup.
- Disponibilização da sala das Mulheres Hiper Criativas na Administração.
- Apoio da sala do empreendedor junto a Administração do Guará com os seguintes serviços (https://www.guara.df.gov.br/2017/11/03/sala-do-empreendedor/ ):
- Obtenção do CNPJ
- Baixa do CNPJ do microempreendedor individual (MEI):
- Emissão do Certificado de Microempreendedor Individual (CCMEI);
- Emissão e impressão de boletos INSS;
- Parcelamento de tributos atrasados do microempreendedor individual (MEI);
- Orientação e cadastro do projeto “Pequenos Reparos” do Governo do Distrito Federal;
- Orientação sobre os cursos e oficinas oferecidos pela Administração do Guará em parceria com o Sebrae-DF e/ou outra instituição de ensino;
- Informações para contratação de funcionários;
- Orientações sobre microcrédito e taxas especiais;
Além disto, a Administração do Guará pretende apoiar o desenvolvimento e implantação efetiva de um ambiente para Jogadores e Desenvolvedores de Games na cidade, junto com um ambiente de inovação para Startups.
Credito da fotografia Administração do Guará
Estiveram presentes na Reunião o Secretario de Desenvolvimento Econômico de Luziânia – Marcos Melo, Vereador – Marcus Moura, o Presidente da Associação Comercial e CDL – Masashi Hiroshima e um representante empresário de tecnologia desta cidade – David Souza.
Credito da fotografia Administração do Guará
Sobre o Hackacity Guará?
Cristiane Pereira, Diretora Executiva do Espaço Multiplicidade participou das oficinas de elaboração da Carta, tornando-se Embaixadora da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e foi a idealizadora do Projeto HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente.
A viabilização técnica do projeto em Brasília conta com o apoio do Codese-DF — Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal, do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis – IBRACHICS e da Administração do Guará.
A iniciativa acontece no Guará e tem como objetivo, a criação de um programa para tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. Além da infraestrutura tecnológica como plataforma aberta, existe a conexão com o lado humano das cidades inteligentes.