*Por Thainá Salviato (Ascom/Hackacity Guará)

Lançado na última segunda-feira (4/10), o projeto “HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente – Tema Turismo” conta com uma série de ações que buscam tornar a cidade mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável. A iniciativa é desenvolvida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) com fomento da Secretaria de Turismo (Setur-DF).

O plano de trabalho do Hackacity prevê produção de vídeos sobre a história, as potencialidades e atrativos do Guará, lançamento de canal no Youtube com conteúdos alinhados à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, além de paineis e palestras sobre temas estratégicos que vão desde mobilidade até games e empreendedorismo.

Esse braço temático voltado ao turismo é apenas uma das frentes de atuação do HackacityGuará, que prevê muitas outras ações paralelas para impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade.

Outra ação é a Guará Criativa Incubadora, iniciativa realizada sem nenhum investimento que conta com o apoio operacional da Administração do Guará, através da Sala do Empreendedor. A incubadora fomenta projetos de empresas para o segmento de startups e games e, com apoio do HackacityGuará incentiva a formalização de empresas e a criação de espaços físicos.

De acordo com a coordenadora do HackacityGuará, a amplitude de atuação do projeto é essencial para que a Região Administrativa comece a transformação até a condição de cidade inteligente. “Cidade inteligente não é tecnologia. Tecnologia é meio para alcançarmos objetivos. Cidade inteligente é composta por pessoas e a tecnologia vem para nos ajudar a viver bem. Por isso, o projeto HackacityGuará vai primeiro mobilizar as pessoas e depois entendermos quais são as preocupações do cidadão é que vamos mapear e desenvolver tecnologias para implementar nesta cidade inteligente”, explica Cristiane Pereira.

Hoje, o quadro da Guará Criativa conta com 22 projetos e startups incubados:

Além de algumas agências desenvolvedoras de games.

Todas essas iniciativas e startups são guaraenses e mostram a efervescência da cidade para a geração de soluções inovadoras, negócios e oportunidades. O que os empreendedores da cidade precisam é de apoio e recursos. Por isso, uma das tarefas da Guará Criativa e do HackacityGuará é buscar alternativas para financiamento e crescimento negocial e de mercado.

A administradora do Guará, Luciane Quintana, destaca a importância do Hackacity para a cidade e acredita que a atuação integrada é o caminho para o sucesso da iniciativa e para o desenvolvimento de soluções voltadas à sociedade local.

“O Hackacity é um projeto muito importante e veio de encontro a várias demandas da nossa cidade e veio para agregar. Sabemos que cidades inteligentes já acontecem no mundo inteiro, nós reconhecemos a importância dessa temática e por isso estamos aqui, pois temos o objetivo de promover maior segurança, gerar mais renda na cidade, mobilidade e até mesmo aquecer o turismo no nosso Guará e nós acreditamos que isso só é possível se tivermos trabalhando em unidade, com parcerias, para expandir esse projeto que é tão precioso e trazer recursos e soluções à demandas da nossa cidade”, afirma a administradora.

Para saber mais sobre as startups do Guará e a atuação da Guará Criativa Incubadora basta acessar o canal do Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente no Youtube.

Parceria

A realização de projetos como o HackacityGuará demanda a atuação integrada com a sociedade e precisa contar com diversas frentes de apoio. A iniciativa de já conta com parceiros estratégicos, como deputado distrital Rodrigo Delmasso. Cidadão do Guará, ele acredita na ciência e na tecnologia como aliadas do desenvolvimento sustentável e no apoio ao empreendedorismo inovador como combustível para o crescimento da cidade.

O parlamentar foi o responsável pela criação de leis importantes para o desenvolvimento de Brasília como cidade inteligente e para a ampliação de oportunidades de fomento voltadas a startups e novos negócios. A partir de projetos propostos por Delmasso, foram criadas: lei que cria o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) no Distrito Federal e o incentivo ao Setor de Ciência e Tecnologia ( Lei 6.692, de 1º de outubro de 2020); lei que dispõe sobre mecanismos, medidas e projetos para estímulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à qualificação científica e tecnológica, à inovação e à economia criativa no Distrito Federal, cria a Política Distrital de Ciência, Tecnologia e Inovação, estabelece diretrizes do PDTCI (Lei 6.620, de 10 de junho de 2020).

O deputado destaca que “o mais importante é que o Plano Diretor de Cidades Inteligentes, além de criar o Sistema Distrital de Ciência e Tecnologia e criar parâmetros, também coloca quais são os tipos de incentivo às atividades de ciência e tecnologia aqui no DF, bem como quais são os mecanismos de incentivo à ciência e tecnologia no Distrito Federal. Ou seja, do ponto de vista de legislação, nós estamos bem estruturados e agora precisamos buscar os recursos. Eu estou à disposição, do ponto de vista de destinação de recursos, para ampliarmos essas atividades e o meu sonho é tornar o Guará a primeira Região Administrativa inteligente do Distrito Federal. Acredito que nós vamos conseguir alcançar esse objetivo e podem contar não só com o nosso apoio, mas com o nosso trabalho para que o Guará passe a ser referência no DF e no Brasil”.

Sigam nossas redes:

Instagram, facebook e youtube

@hackacityguara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress